TREKKING MONTE PERDIDO
Nesta actividade terá a oportunidade de conhecer os locais fantásticos em torno do maciço montanhoso, do Monte Perdido.
Iremos pernoitar em típicos refúgios de montanha durante o percurso, passaremos por vales rodeados de encostas abruptas de cortar a respiração e de uma beleza indescritível. Terá a oportunidade de conhecer as montanhas: Monte Perdido, Pico Pineta, Pico de Astazu, Marboré, Punta Tobacor e percorrer o magnífico vale do Parque Nacional de Ordesa, além conhecer vários vales glaciares.
Iremos também conhecer a rústica vila de montanha Torla e a sua gastronomia.
Aventure-se connosco nesta fantástica actividade de montanhismo, na magnifica cordilheira dos Pirinéus.
DESTAQUES:
Visita à típica vila de montanha, Torla
Pernoitas em típicos refúgios de montanha durante o percurso, com refeições incluídas: pequenos-almoços e jantares.
Percorra verdadeiros trilhos de montanha a mais de 2000 metros de altitude.
Irá conhecer as montanhas Monte Perdido, Marboré, Pico Astazu, Pico Pineta, Pico Gabieto
Conheça o imponente Circo Glaciar de Gavarnie e Pineta.
Conheça a Brecha de Rolando, Património Mundial da U.N.E.S.C.O.
Conheça a gastronomia de montanha tradicional
-
O grupo mínimo de participantes para que a actividade se realize é de 4 participantes.
-
O número máximo de participantes será de 10 participantes.
-
Fácil: Trekking considerado fácil para quem está habituado(a) a caminhadas e/ou prática desportiva regular.
Média: Para quem não está habituado a prática regular desportiva ou caminhadas, mas com treino antes da actividade, é uma actividade fácil.
-
Não inclui transporte, mas poderá ser combinado um sistema de boleias entre os participantes da actividade.
Chegada ao ponto de encontro previamente estabelecido pela organização a Torla por volta das 19h.
Encontro com o Guia, revisão da actividade e do material individual.
Pernoita em alojamento local, na vila de Torla.
-
De Bujaruelo até ao Refúgio de Sarradets , 2587 metros de altitude
Duração: 4h:30m
Desnível: 1260 metros
Após o pequeno-almoço, iremos em direcção Bujaruelo, para iniciarmos a nossa actividade.
Num passado muito remoto este local ( Bujaruelo ) era um marco muito importante, pois era muito frequentado por peregrinos que iam para Santiago, criadores de gado e comerciantes, onde construíram uma pequena capela, uma ponte e um hospital-pousada. Com o passar do tempo dos anos converteu-se em refúgio.
Em breve entramos num bosque de Teixos. O trilho sobe ligeiramente que atravessa França no seu topo. É um lugar magnifico para descansar e apreciar a nossa paisagem em redor.
Continuaremos o nosso trilho, tendo por companhia as impressionantes montanhas de Taillón e Gabieto
Em breve chegaremos ao nosso objectivo do dia, o Refúgio Sarradets, perto da famosa Brecha de Rolando, Património Mundial da U.N.E.S.C.O.
Jantar, pernoita e pequeno-almoço no Refúgio Sarradets
-
De Sarradets ao Refúgio de Espuguettes, 1800 metros de altitude
Duração: 3h30m
Desnível: 1000 metros de descida e 460 metros de subida
Finalizado o pequeno-almoço no refúgio, descemos para o extraordinário Circo de Gavarnie, uma experiência incrível tendo por companhia as imponentes montanhas Marboré e Astazu. Passaremos por dezenas de riachos e a meio do percurso a monumental Cascata de Marboré.
Passaremos pelo vertiginoso e fantástico trilho da Échelle, para um trilho mais fácil em direcção ao Hotel del Circo, um histórico hotel com um terraço virado para a Cascata de Marboré, onde poderemos fazer uma pausa e apreciar esta espectacular paisagem natural.
Retomaremos o nosso trilho e partimos em direcção ao nosso objectivo do dia, a chegada ao Refúgio Espuguettes, a 1800 metros de altitude.
Jantar, pernoita e pequeno-almoço no refúgio.
-
De Espuguettes ao Refúgio Pineta/Ronatiza 1800 metros de altitude
Duração: 8 horas
Desnível: 885 metros de subida e 1660 metros de descida
Esta dura etapa da nossa actividade, revela-nos os tesouros dos Pirinéus, onde se guarda, entre outros, a face norte do Monte Perdido, onde poderemos vê-lo em toda a sua dimensão.
Teremos que sair do refúgio neste dia mais cedo do que os outros dias, onde seguiremos o trilho até Hourquette D’Alans, uma passagem encaixada que dá acesso a outro circo glaciar, de seu nome Circo D’Estaubé. Veremos de imediato o nosso próximo objectivo, a Brecha de Tucarroya.
Passaremos pelo antigo refúgio de Tucarroya, que fora recuperado há poucos anos, localizado em frente à face norte do Monte Perdido, onde poderemos observar o glaciar.
Seguimos o nosso trilho contornando o lago de Marboré, localizado ao fundo do circo glaciar, até a chegarmos ao balcão do Pineta.
Passaremos outro circo glaciar desta vez o circo glaciar do Pineta, e percorreremos o seu magnifico vale, de origem glaciar.
Chegaremos ao Refúgio Pineta
Jantar, pernoita e pequeno-almoço no refúgio.
-
De Pineta ao Refúgio de Góriz, 2200 metros de altitude
Duração: 6h:30m
Desnível: 1560 metros de subida e 550 metros de descida
Finalizado o pequeno-almoço, seguiremos o nosso percurso através da beleza de um bosque com abetos, bétulas e faias de generosos tamanhos.
Perto da brecha de Añisclo, desaparecem as árvores e o terreno passa a ser de uma erva dura e resistente. Ao chegar a este colo o panorama muda radicalmente. À nossa direita surge a Punta de las Olas e em frente a Brecha de Añisclo.
Após esta bonita imagem de montanha, seguiremos o percurso, ganhando altitude em direcção a Punta de las Olas, contornando-a pelo Sul.
Seguiremos este trilho até ao colo superior do refúgio de Góriz a 2200 metros de altitude.
Jantar, pernoita e pequeno-almoço no refúgio.
-
De Góriz até Ordesa.
Duração: 3 horas
Desnível: 950 metros de descida e 50 metros de subida
Após o pequeno-almoço seguiremos o nosso percurso pela Faja de Pelay, onde teremos sempre uma paisagem impressionante sobre o Vale de Ordesa. Neste trajecto teremos que ter mais atenção, apesar de pontos de segurança durante o trilho.
Voltamos a ganhar altitude e entraremos na Faja de Pelay, uma estreita passagem a 1800 metros de altitude. O trilho volta a ser largo e passaremos por locais extraordinários com encostas abruptas, tais como La Fraucata, Circo de Cotatuero e Circo de Carrieta.
Após estas magnificas paisagens chegaremos ao miradouro de Calcilarruego e desceremos pela Senda de los Cazadores, cerca de 600 metros de altitude.
No fim da descida, cruzaremos o Rio Arazas e seguiremos na sua margem esquerda, até Ordesa, para apanharmos o autocarro até Torla.
Fim da actividade e regresso a Portugal.
-
Pré-reserva até 1 de Março de 2025: 539,50 €
Reserva Final até 1 de Abril 2025: 539,50 €
Após esta data por questões de logística (reservas de alojamento em Torla, pernoitas nos refúgios e respectivas refeições incluídas na actividade, corre-se o risco de não ser realizada a actividade.
-
Após a pré-inscrição de 20% do valor da actividade, será enviada a lista de material individual detalhada, necessária para esta actividade (vestuário e calçado de montanhismo, número de refeições e material de higiene)
-
Acompanhamento técnico do Guia de Montanha Profissional Português, com as cédulas profissionais Nº 2332 - Montanhismo (Monitor) - Grau II e Nº 8676 - Escalada ( Iniciador ) - Grau I, durante a actividade.
1 Noite em Alojamento Local em regime de camaratas na Vila de Torla.
4 Noites nos refúgios de montanha em regime de camarata, durante a actividade na montanha.
4 Pequenos-almoços durante a actividade na montanha.
3 Jantares nos refúgios durante a actividade na montanha.
Equipamento de protecção individual que será distribuído pelos(as) participantes, para certas passagens durante a marcha de montanha.
Seguro de responsabilidade civil válido em Espanha/França
Seguro de acidentes pessoais válido em Espanha/França
Seguro de viagem Silver Fidelidade Apólice VG 64743395
-
Transporte, mas será combinado um sistema de boleias entre os participantes, para que possam dividir despesas de deslocação.
Bebidas
Refeições extra
Banhos
Qualquer item que não esteja mencionado em “ O que está incluído ?